Encatho & Exprotel 2018.

Considerado o grande encontro do turismo e da hotelaria no sul do país, o evento organizado pela ABIH-SC proporcionou três dias de qualificação, negócios e muito networking entre empresários, lideranças, profissionais e especialistas.



Conhecido como a indústria sem chaminés, o turismo é uma atividade econômica fomentadora de emprego, renda e tributos, envolvendo uma cadeia produtiva que impacta mais de 50 atividades econômicas diferentes, absorvendo uma mão de obra de pouca qualificação. É justamente para proporcionar acesso aos mais recentes avanços tecnológicos, qualificação da mão de obra, e aproximação das entidades que compõem o trade turístico com o poder público, que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC realizou de 24 a 26 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, o maior encontro de hoteleiros do sul do país, o Encatho & Exprotel.

Durante os três dias, o evento reuniu na capital catarinense líderes, especialistas, fornecedores, profissionais e empresários do turismo nacional, justamente para debater como obter o máximo retorno das tecnologias, além de capacitar a mão de obra e apresentar produtos, serviços e as ferramentas corretas para cada necessidade.

Em sua 31ª edição, o Encatho & Exprotel teve o objetivo de trazer à tona discussões, assuntos, tendências, novidades e capacitações focado no tema central “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”. 


ABERTURA OFICIAL

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e profissionais do meio. Entre as lideranças presentes, que também subiram ao palco estavam o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, o Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho, o presidente da FHORESC, Estanislau Brezolin, o conselheiro Estadual de Turismo e Ex-presidente da ABIH-SC, Edson Ziolkowski, a coordenadora regional do SEBRAE-SC, Soraya Toneli, o presidente do Conselho Consultivo da ABIH-SC, Samuel Koch, o presidente da ABAV-SC e secretário adjunto de turismo de Florianópolis, Eduardo Loch e o representante dos expositores da Exprotel, o vice-presidente da Altenburg, Ilton Tarnovski.


O Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC em seu discurso enfatizou a importância de capacitar, treinar e motivar os colaboradores. “As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja”, afirmou.


Ele também reforçou a importância do evento “O Encatho & Exprotel é um evento grandioso, que orgulha a ABIH de SC, fortalece o setor e engrandece a hotelaria e o turismo. Estamos felizes e confiantes que o evento terá enorme importância na vida das pessoas, na busca do conhecimento, e que irá produzir resultados promissores para a qualificação e o crescimento da hotelaria”, finalizou Osmar José Vailatti.

Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o evento é referência no setor. “A ABIH-SC sempre surpreende pela qualidade técnica e grandiosidade do evento. Tenho certeza que o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos estes anos, tem reflexos em toda cadeia produtiva. Sucesso em mais esta edição”, desejou ele.

Quem também deixou sua mensagem foi o representante do Conselho Estadual de Turismo, Edson Ziolkowski. “Como ex-presidente da ABHI-SC tenho boas recordações dos primeiros eventos nos hotéis. Hoje, depois de muita dedicação, muito suor e muita fé, chegamos há 31ª edição numa grande família que é a hotelaria”, lembrou ele.

Já para a coordenadora regional do Sebrae na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, “o evento traz conhecimento, troca de experiência e promoção de negócios. Parabéns à ABIH-SC pela temática deste evento e pela valorização das micro e pequenas empresas, que são a base de uma economia equilibrada”, salientou ela.

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, apresentou dados importantes do setor que evidenciam a importância desta união das entidades do trade e do apoio na realização do Encatho & Exprotel, “o setor de turismo representa 13% do PIB no nosso estado, gerando cerca de 120 mil empregos no setor. Uma parcela tão significativa faz com que nós tenhamos um olhar cada vez mais aguçado para este meio, a fim de que cresçamos cada vez mais, podendo ampliar mais e mais o turismo no estado”, reforçou Bruno.

Valdir Walendowsky, presidente da Santur, observou o prestígio do evento no estado e no país. “Vemos na plateia gente de todo estado e diversas partes do país. Uma história de sucesso e 31 edições realizadas, independente dos altos e baixos da economia, o evento vêm se consolidando de forma correta e eficiente. Sem hotelaria não teríamos a força do turismo que SC tem. Parabéns à hotelaria de SC. Parabéns à ABIH por escolher um tema tão importante”, concluiu Valdir.

Quem também deixou sua palavra foi o secretário de turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, “Este é um dos maiores eventos de hotelaria do Brasil. Florianópolis tem orgulho de sediar mais uma vez o Encatho & Exprotel, este evento que permite fortalecer e estabelecer relações ainda melhores, entre hoteleiros, trabalhadores e fornecedores do setor, além de discutir também entre trabalhadores e mundo acadêmico as questões competitividades e estabilidade”, evidenciou Vinícius.

Além dos pronunciamentos, a noite foi recheada de homenagens, partindo das pessoas que se destacaram com ações na área de turismo e hotelaria no estado de Santa Catarina no último a

no. Desde 2013 a ABIH-SC presta esta homenagem a uma personalidade feminina e outra masculina como forma de homenagear profissionais que dedicaram, e continuam a dedicar, grande parcela da sua vida ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria catarinense.  Margot Rosenbrock, hoteleira da região da Costa Verde Mar recebeu das mãos de “Leninha”, o troféu que leva o seu nome “Troféu Maria Helena Petry Macowieck”. Já Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, o outro homenageado da noite, recebeu o Troféu João Eduardo Amaral Moritz na abertura do 3° Seminário de Secretários de Turismo de Santa Catarina.


Para Margot Rosenbrock, receber a homenagem é “um reconhecimento de um trabalho de anos junto às entidades do turismo. Esta homenagem mostra que a gente está no caminho certo. Na verdade, é um incentivo para não desistir das lutas, que são muitas, e seguir com mais força e dinamismo”, reforçou ela.

Além da tradicional homenagem às personalidades, Ilton Tarnovski, vice-presidente da Altenburg Têxtil recebeu a homenagem como fornecedor destaque por participar há diversos anos da Exprotel, e em inúmeras atividades da ABIH-SC.


Após a cerimônia os convidados visitaram os estandes da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria – Exprotel apreciando alguns dos rótulos das cervejas artesanais que participam do roteiro Caminho Cervejeiro, além de gastronomia típica da ilha com ostras, camarões, bolinho de siri, entre outros.


QUALIFICAÇÃO E NEGÓCIOS MARCAM O SEGUNDO DIA DO EVENTO

Entre os destaques deste segundo dia de evento estavam as palestras sobre sustentabilidade, Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, Seminário de hotelaria, Painéis de comunicação, sucessão familiar e os desafios e perspectivas do projeto “O Sul é Meu Destino”, que contou com a presença de convidados das ABIH’s dos três estados do Sul, além da tradicional feira de produtos e serviços para o turismo e a hotelaria que chegou à 29ª edição, a EXPROTEL.

Tecnologias para tornar a hotelaria mais sustentável também apresentadas no painel que contou com a participação de Kirk Douglas de Souza Bardini da Weg, Bruno Mena Cadorin da Wier, Luiz Bueno da Fromtherm e Luiz Fernando Albalustro do Senac-SC.


Focado em orientar os profissionais dos setores de manutenção, governança e recepção dos meios de hospedagem, a 9ª edição do Simpósio de Governança reuniu um grande público durante toda a quarta-feira. Entre os especialistas na área, Bruno Rodrigues Caneiro Faria, Paulo Correa, Cris Kalkmann, Teresinha Covas Lisboa e Carla Trindade.

Outro painel que debateu as novas tecnologias na arte de comunicar, focou em assuntos que envolvem tanto a divulgação no ambiente virtual quanto no monitoramento dos feedbacks dos hóspedes. Toda esta adaptação e transformação digital foi abordada pelos especialistas: Fernanda Luchi, Paula Schaefer, Kleber Martins de Souza, Santiago Edo e Luciano Vieira.


O Sul é Meu Destino

Em 2017 a ABIH-SC ouviu lideranças dos três estados do Sul para falar sobre o projeto que seria lançado pelo Governo Federal com o objetivo de gerar maior fluxo turístico no RS, SC e PR. Um ano depois, o evento se repete para avaliar os resultados desde que foi lançado. Entre as lideranças presentes, o Diretor de políticas integradas do lazer da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, Jorge Dolzan. Da Comissão de direito aplicado a hotelaria e turismo da OAB-SC, o presidente Murillo Akio Arakaki e a Vice-presidente Maria José de Souza Arakaki. Richard Schmidt do BRDE, Andrea Eillemin da GDPR Data Protection Officer e Marcello Petrelli presidente da ACAERT-SC também deram sua colaboração. Por fim, os representantes das três ABIH’s do Sul, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o presidente da ABIH-PR Orlando Kubo e o diretor da ABIH-SC, José Justo, debateram sobre o que já foi feito e os reflexos das ações para o aumento das hospedagens.

O segundo dia do evento também foi de muita movimentação na tradicional vitrine de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo, a EXPROTEL. Em sua 29ª edição o espaço reuniu empresas que apresentaram diversas tecnologias e realizaram muitos lançamentos. Confira alguns:

DESBRAVADOR – A empresa especializada em software de gestão hoteleira divulgou sua nova parceria com a Ameris, que utiliza o sistema GDS, com programas voltados para pequenos hotéis e pousadas, além suas completas opções que visam otimizar o trabalho de departamentos como governança, gerência e atendimento.

HARUS – Especializada em soluções de hospitalidade e certificação apresentou sua linha de amenites com parcerias como a L´Ocitane e Casa Valduga para tratamento de vinoterapia.

CHECK IN – A empresa especializada em gestão hoteleira com soluções 360 trouxe entre suas novidades três versões  do PMS Alpha, que permitem novas possibilidades mais ágeis e eficientes de gestão hoteleira para o mercado.

GAZIN – Trouxe a linha de colchões espuma HR com capacidade para suportar 150 quilos, com dupla face e tecido “sued” nas laterais.

FAST2PAY – Apresentou o novo aplicativo para pagamento das despesas e diárias via celular que vincula a conta do hóspede no check-in, permitindo que ele acompanhe todo consumo diretamente no celular, sem necessidade de passar pelo tradicional pagamento na recepção na hora do check-out. Facilidade para hotéis e outros estabelecimentos que sofrem com filas.

FROMTHERM – Teve como destaque a bomba para aquecimento de água com um sistema operacional que permite economia ao hoteleiro na conta de energia elétrica.

ALTENBURG – Trouxe sua linha de colchões, pezeiros e travesseiros da linha Tec com uso de novas tecnologias que garantem maior conforto e durabilidade para o cliente.

WIER – Trouxe um equipamento que tem como destaque um mini gerador de ozônio com tecnologia de plasma capaz de eliminar cheiros, fungos e bactérias no quarto do hóspede e também em alimentos.

LAVA SUL – Especializada em higienização têxtil há mais de duas décadas, a empresa mostrou a qualidade de seus produtos e serviços, além de um programa de locação de enxovais. Praticidade para empresários que buscam estar com a rouparia sempre em perfeito estado de higiene e apresentação.

ORTOBOM – A empresa especializada em colchões trouxe seus tradicionais produtos com destaque para a linha Ortopel que tem como vantagem a possibilidade de incluir uma cama anexa, além de ser um produto de alta qualidade tecnológica.

H-SYSTEM – Divulgou seus produtos de fidelidade para o setor hoteleiro, o HBol Fidelidade com sistema integrado que oferece uma série de facilidades operacionais ao hoteleiro e ao hóspede.

ONITY – A Onity que tem como slogan “Tecnologia do Prazer” apresentou a nova fechadura para portas de quartos com aproximação e bluetooth, além de um modelo de frigobar silencioso com capacidade a partir de 45 litros, e configuração que permite garrafas de litro na porta.

REALGEM’S – A empresa especializada em soluções para hóspedes trouxe a linha Florence Blanc e a parceria na linha de amenities com a Natura para o setor hoteleiro.

GOERDT – A empresa com especialidade em produtos de higiene apresentou entre suas novidades a lixeira inteligente, dispenser de copos, rodo de alumínio e panos multiusos com nova tecnologia.

MASTERLINE – Especializada em mobiliário para eventos e equipamentos hoteleiros, mostrou sua nova linha de cadeiras que podem ser empilhadas e ocupam menor espaço.

SILBECK SISTEMAS – Apresentou o BI – Business Intelligence que permite ao hoteleiro obter uma visão mais ampliada dos números do seu estabelecimento e uma visualização mais ampla de cada setor do empreendimento.

RODCAR – Entre as novidades trouxe para a Exprotel o berço dobrável, que permite ao hoteleiro ter um produto que não ocupa espaço e pode ser instalado de modo ágil e prático.

HMAX – Apresentou as máquinas para vendas online e web check-in, que facilitam a vida do hóspede e agilizam o procedimento de entrada e saída do hotel.

INFRASPEAK – Despertou o interesse dos participantes do Encatho pelo novo software operacional que garante ao hoteleiro resultados mais eficientes e inclui operações com os fornecedores.

SANCAPEL – Mostrou o sistema Imop de lavagem automática compacto, além de discos diamantados que substituem produtos químicos no processo de limpeza. Quem visitou o estande da empresa na Exprotel pode conferir também a linha completa de soluções em higiene e limpeza profissional.

ONIX – Entre suas novidades mostrou a capa Pilotop para colchões com 3 cm de espessura e que permite cobrir duas camas de solteiro, numa de casal sem que o hóspede perceba. Também mostrou a cama embaixo do box que se transforma numa cama de solteiro com pés e suporte dobráveis.

UNIVERSO – Empresa especializada em móveis para hotelaria mostrou suas novas portas PRF30 para quartos e escritórios, que são resistentes ao fogo.

TROCA DE DIÁRIAS – A empresa oferece um portal que permite um intercâmbio entre hotéis cadastrados para oferta de quartos no período de baixa temporada entre os meios de hospedagem.

PAVANNY – Entre as novidades trouxe uma mesa de madeira que tem como diferencial suporte para colocação de taças de vinho, além de um local apropriado para colocar e manter o vinho na temperatura ideal durante uma degustação.

QTMOV – Especializada em soluções plásticas para móveis, representada pela Dutotec, mostrou um totem para recepção utilizado para recarregar celulares; luminárias móveis que acendem e desligam com um toque e uso de USB, entre outras novidades.

DIRETIVA – O grupo empresarial apresentou um programa para hotéis com a implantação de um modelo que permite ao estabelecimento obter um selo de qualidade.

JOY BRINQUEDOS – A empresa apresentou sua completa linha de soluções para o lazer dos pequenos, tanto para área interna quanto externa.

TOALHAS FLORENCE – Apresentou sua linha de produtos com tecido Oxford, toalhas de mesa adamascadas, entre outros itens para hotelaria.

TOMBERLIN – Mostrou sua linha de cadeiras e produtos com uso de material reciclável que garantem maior durabilidade e contribuem para o programa de sustentabilidade.

SEVENBOX – Teve como destaque o kit exclusivo e prático voltado para uso de smartphones com carregadores, fones de ouvido e cabos.

PROBEL – Trouxe sua linha de colchões da linha Pelmex com destaque para bicama auxiliar e sofá cama

ASKSUITE – A empresa trouxe como novidade o Robô hoteleiro, que atende aos hóspedes e clientes com funcionamento 24 horas e tem versão em três idiomas.

BÁSICO AROMA – Trouxe sua linha de máquinas aromatizadoras, além de uma linha de fragrâncias exclusivas.

ASSA ABLOY – Mostrou sua nova linha de fechaduras para quartos que podem ser abertas com simples uso do celular.

INFLATECH – Especializada em sanitização com uso de cápsulas de ozônio que extingue odores e fungos de quartos e ambientes hoteleiros.



ÚLTIMO DIA É MARCADO PELA PRESENÇA DO MINISTRO DO TURISMO E AULAS DE GASTRONOMIA
Numa parceria inovadora o Senac/SC realizou o Seminário Interfaces hoteleiras - Nem só de cama e café vive um hotel. O evento reuniu renomados especialistas durante dois dias, abordando sobre temas na área de turismo, hospitalidade e gastronomia. Entre os destaque, “Gastronomia e hotelaria: uma experiência afetiva”; “O Ambiente Acessível como Experiência de Design de Interiores”; “Gestão da taxa de ocupação: métodos e formas de cálculos”;“5 Motivos do por que seu hotel deve se abrir para o vegetarianismo” e, as aulas práticas enfatizando como ter agilidade, apresentação e muito sabor, explorando produtos em evidência no Estado catarinense, durante as diferentes épocas do ano.


 
A presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, na abertura do 3º Seminário de Secretários de Turismo de Santa Catarina, um dos eventos que integraram a programação do Encatho & Exprotel 2018, também foi um dos destaques do último dia do evento na parte da manhã. Já na parte da tarde, o simpósio foi focado em acessibilidade. O tema que está em evidência contou com a presença de diversas autoridades do setor público e especialistas da área para tirar dúvidas e esclarecer as novas regras de acessibilidade nos meios de hospedagem.


AVANÇOS NA TECNOLOGIA DE VENDAS

Um dos painéis que sempre chamam muito a atenção é relacionado à vendas. Nesta edição não foi diferente. Focado em oferecer soluções, o evento contou com a presença dos especialistas em relacionamento, distribuição, Inteligência Artificial e vendas diretas. Lara Perdigão, Daniel Faria, Fábio Abramson Júnior Humberto Bifani, Rodrigo Teixeira e Diego Corrêa falaram durante mais de duas horas sobre os processos de vendas, desde a definição de público-alvo, passando pelas tecnologias de turismo, em distribuição nos diversos canais, bot como forma de atendimento e relacionamento 24h, até as novas formas de venda direta.


DIVULGADO O PERFIL DO HOTELEIRO CATARINENSE

Numa parceria entre a ABIH-SC e a Fecomércio, foi divulgada durante a reunião da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, a pesquisa que apurou informações sobre a realidade do setor hoteleiro, procurando apresentar os elementos próprios da atividade como infraestrutura, unidades habitacionais, taxas de ocupação e diversidade dos serviços prestados.

Entre as características levantadas, o hotel é o meio de hospedagem mais presente no Estado (63,4%), prevalece a gestão familiar (74,2%) e a média do número de empregados chega a 20,6 por empresa.

Os indicadores também demonstram o percentual de adaptação dos hotéis para as mais diversas necessidades dos hóspedes. Atualmente 57,7% das unidades habitacionais possuem acessibilidade, mas apenas 44,1% ofertam segurança e acessibilidade em todo o estabelecimento. Quadro parecido também na disponibilização de piscina, mais da metade não possui (54,5%) e significativos 78,6% não ofertam nenhum tipo de ambiente fitness aos hóspedes.

O relatório completo está disponível no site da ABIH-SC www.abih-sc.com.br


Notícias e Homenagens que marcaram o Encatho

Tema da Conotel 2019 foi definido durante o Encatho & Exprotel

Conselho de diretores da ABIH Nacional anunciou a data e o tema da próxima edição do Conotel em 2019. Será de 13 a 15 de maio de 2019 no Centro de Eventos de Goiânia com o tema: “Tendência e Inovações do Segmento Hoteleiro”.


Bianca Antonini é homenageada pela ABIH-SC

A consultora de A&B, Bianca Antonini foi homenageada pela ABIH-SC pelos seus relevantes serviços prestados no apoio e divulgação do Encatho & Exprotel, bem como, nas ações que a entidade sempre desenvolve. Para Bianca, esta homenagem foi uma surpresa boa que valoriza a dedicação das pessoas em sua missão.



Funcionários do Hotel BIZ são homenageados durante o Encatho

A equipe do hotel Biz foi homenageada pela ABIH-SC por sua bravura no combate ao fogo do empreendimento no início do ano. Um reconhecimento merecido para um fato que marcou a hotelaria catarinense neste semestre de 2018.


As mulheres da ABIH-SC

Josiane Castilhos, Juliana Bossi Castro e Lara Perdigão foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados na realização e organização do 31º Encatho & Exprotel. Elas foram agraciadas com flores e mimos dos expositores.


Revista Brasileira de Gastronomia é lançada no Encatho e Exprotel 2018

Entre os destaques da programação, o lançamento da Revista Brasileira de Gastronomia, revista científica voltada para o fortalecimento da Gastronomia como ciência.

O site para ler a revista é: http://rbg.sc.senac.br/index.php/gastronomia



Candidatura de Evandro Novak à Abrajet Nacional é lançada durante o Encatho

Durante o encontro dos presidentes das ABRAJET’s do RS, SC e PR e seus associados, também foi aprovado por unanimidade o nome de Evandro Novak, presidente da ABRAJET-SC para concorrer à presidência da Abrajet Nacional, no próximo Congresso Nacional da entidade.

Comunicação social ABIH-SC: Vânia Monteiro.